domingo, 2 de agosto de 2009

ORDENS E CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS CATÓLICAS

Afonso de Sousa Cavalcanti

1. Princípios fundamentais:

As ordens e congregações religiosas católicas surgiram nos primeiros séculos da Era Cristã. São diversas as organizações de homens e mulheres dedicados às mais diferentes atividades pastorais e religiosas. Estas instituições têm seus fundadores, ideologias e seguidores e por isso constituem, na Igreja, verdadeiras comunidades cristãs, de homens e mulheres, que se uniram pela causa do Evangelho.
A Igreja Católica utiliza a sigla da ordem ou congregação religiosa logo após o nome do religioso ou da religiosa. Estas letras representam as iniciais da designação latina da organização.
Citam-se a seguir as principais ordens religiosas e congregações católicas que estão espalhadas nos cinco continentes. Em especial, nesta pesquisa, quer-se afirmar que a Congregação Palotina soma amor, entusiasmo, doação, fé e piedade com todas as demais instituições religiosas que,seguindo seu fundador, têm sua sustentação histórica nos votos de pobreza, castidade e obediência.
Explica-se: o homem (em caso específico para ser padre, monge ou irmão leigo) e a mulher (em caso específico para ser freira), que ao deixarem seus familiares para ingressar numa ordem ou congregação religiosa, estes renunciam da vida do mundo exterior para abraçar a causa evangélica. Os que escolhem este modo de viver, o fazem impelidos por algo muito forte e especial, pois atendem à vocação religiosa.
Os votos de pobreza, castidade e obediência representam para aqueles eleitos de Deus, ao mesmo tempo o sacrifício e a fortaleza vitais para que estes suportem com fé, amor e piedade o novo processo civilizatório interno e externo da instituição à qual passam a fazer parte como membro do apostolado católico. Deus deu a Adão e Eva e à sua posteridade toda a Terra, com todas as suas maravilhas, recursos e riquezas e determinou: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra e submetei-a; dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que rastejam sobre a terra” (Gen. 1, 28). Homens e mulheres que atendem ao chamado de Deus, para a vida religiosa, estes renunciam ao direito natural de poderem multiplicar, constituir família e gerar filhos. Poderiam atender à ordem moral da Humanidade que estipula ser obrigação dos homens e mulheres o sagrado direito de procriar, atendendo à coletividade. Aqueles que decidiram abraçar a vida religiosa optaram moralmente, não pela ordem determinante da coletividade, mas pelo direito individual de renunciar à possibilidade da procriação. Individualmente, não estão obrigados a ter filhos, a continuar a espécie humana. Se assim procedem, deixam simplesmente de serem guiados pelas leis civis e se submetem ao Direito Canônico e determinações particulares de suas ordens e congregações religiosas. Os votos de pobreza, castidade e obediência indicam aos homens e mulheres seu novo estado de conversão: saem do vértice do mundo material, com todos os direitos e deveres de multiplicação e participação da ação civilizatória, fazendo com que a espécie humana tenha sua continuidade, em especial no processo humano que não pode e não deve ser realizado sem o entendimento, baseado em valores vitais, úteis, agradáveis e necessários, sem a sensibilidade, fundada na vitalidade, em que o homem e mulher se completam e se ajudam física e intelectualmente. Homens e mulheres, unidos por suas vontades como responsáveis pela continuidade da Humanidade, juntam seus esforços e transformam os recursos em riquezas materiais e dão graças ao seu Criador, a unidade familiar, consagrada a Deus pelo matrimônio, conforme determina o Cristianismo.
De acordo com os esclarecimentos do parágrafo anterior, os votos de pobreza, castidade e obediência, assim devem ser definidos:
a) a pobreza corresponde ao desapego a todos os bens materiais. O religioso, membro de uma ordem ou congregação religiosa, individualmente nada possui. Ao fazer o voto de pobreza, este renuncia, perante à Igreja e à sua instituição religiosa, ao direito natural de ter propriedade. Transfere seu direito de ter para seus superiores e para a Igreja, pois escolheu a missão de ser religioso. Ao mudar de comunidade, o sujeito religioso não transporta nenhuma escritura de propriedade. Apenas leva suas poucas ferramentas de ordem cultural que adquiriu com seus esforços pessoais;
b) a castidade indica ao religioso a condição de renunciar ao direito e ao dever de se multiplicar, enquanto membro da espécie humana, pois a nova ordem social (o novo estado de conversão) que por ele foi escolhida não compactua com a ordem social dos homens (o mundo lá fora). A velha ordem que continua é composta por homens e mulheres. A nova sociedade do eleito é formada apenas ou por homens (no caso dos padres, monges e irmãos religiosos) ou por mulheres (freiras ou irmãs religiosas), que entre si mantêm a ordem ou a congregação religiosa;
c) a obediência é o resultado da compreensão que é fruto do entendimento e da sensibilidade, obrigatoriamente oriundos do estado religioso. Não tem sentido a obediência sem que se pense o estado religioso e este por sua vez segue o princípio hierárquico, daí o nome Ordem ou Congregação Religiosa. O ato de obedecer implica em determinação maior que vem da hierarquização social. No caso das ordens e congregações, a obediência aos superiores reveste-se de algo transcendente. O religioso obedece a seus superiores pelo simples fato de compreender que se definiu pelos ditames da ordem natural: “Faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti”(HOBBES, 1983) e também por inspiração divina, conforme se lê: “Tudo aquilo que queres que os homens vos façam, fazei-o vós a eles, pois esta é a Lei e os Profetas” (Mt. 7,12).

2. Algumas Siglas, determinadas pelas línguas latina e portuguesa, de ordens e congregações religiosas católicas espalhadas por todo o mundo:
AA: Pia Societas Presbyterorum ab Assumptione; Augustiniani ab Assumptione; Assumptionistae; Congregação dos Agostinianos da Assunção; Pia Sociedade dos Padres da Assunção; Assuncionistas.
ABA: Monachi Antoniani Benedictini Armeni; Ant; Monges Antonianos Beneditinos Armênios; Antonianos.
ACJ: Ancillae Sacri Cordis Iesu; Servas do Sagrado Coração de Jesus.
AD: Ancillae Domini; Pauperes Iesu Christi Ancillae; Dernbach; Servas do Senhor; Congregação das Servas Pobres de Jesus Cristo, de Dernbach.
BS: Basiliani Melchitae Sanctissimi Salvatoris; Basiliani Melkitae Sanctissimi Salvatoris; Ordo Basilianus Sanctissimi Salvatoris Melkitarum; Arrouhbaniat Albassiliat Almoukhalissiat; Basilianos Melquitas de São Salvador.
CASH: Clerici Apostolici Sancti Hieronymi; Jesuatae; Clérigos Apostólicos de São Jerônimo; Jesuatas.
CB:Christian Brothers; Fratres Scholarum Christianarum de Hibernia; FSCH; Irmãos das Escolas Cristãs da Irlanda.
CCVI: Congregatio Caritatis Verbi Incarnati; Congregação da Caridade do Verbo Encarnado.
CDC: Congregatio Presbyterorum Saecularium a Doctrina Christiana; Doctrinarii; Congregação dos Padres Seculares da Doutrina Cristã; Doutrinários; Congregação da Doutrina Cristã.
CFA: Congregatio Fratum Alexianorum; Cellitarum; Fal; Congregação dos Irmãos Aleixanos; Irmãos Celitas; Celitas.
CFC: Congregatio Fratrum a Caritate; Bigi; Congregação dos Irmãos da Caridade; Bigi.
CFMI: Congregatio Filiorum Mariae Immaculatae; Brescia Pavoniani; Congregação dos Filhos de Maria Imaculada; Pavonianos de Bréscia.
CFP: Congregatio Fratrum Pauperum Tertii Ordinis Sancti Francisci Seraphici (Aachen):Congregação dos Irmãos dos Pobres de São Francisco Seráfico (de Aachen.
CFV: Congregatio Fratrum a S. Vincentio a Paulo; Congregação dos Religiosos de São Vicente de Paulo; Congregação dos Irmãos de São Vicente de Paulo.
CFX: CongregatIo Fratrum a SFrancisco Xaverio; Congregação dos Irmãos de São Francisco Xavier.
CFS: Congregatio Fraternitatis Sacerdotalis; Congregação da Fraternidade Sacerdotal.
CICM: Congregatio Immaculati Cordis Mariae; Scheut; CIM; CSCM; Congregação do Imaculado Coração de Maria; Missionários de Scheut.
CJ: Congregatio Josephitarum; Institutum Josephitarum Gerardimontensium; Instituto dos Josefinos; Josefinos da Bélgica.
CJM: Congregatio Iesu et Mariae; Eudistatarum; Eud; Congregação de Jesus e de Maria; Eudistas.
CM: Congregatio Missionis; Lazaristae; Vincentiani; CMiss; CMV. Congregação da Missão; Lazaristas; Vicentinos.
CMF: Congregatio Missionariorum Filiorum Immaculati Cordis Beatae Mariae Virginis; Cordis Mariae Filii; Claretiani; Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria; Claretianos.
CMI: Congregatio Fratrum Carmelitarum B.V. Mariae Immaculatae; Congregação dos Carmelitas de Maria Imaculada.
CMM: Congregatio Missionariorum de Mariannhill; Congregação dos Missionários de Mariannhill.
CMSF: Congregatio Missionaria Sancti Francisci Assisiensis (Mount Poinsur, India); Congregação Missionária de São Francisco de Assis; Irmãos Missionários de São Francisco de Assis.
CO: Confoederatio Oratorii Sancti Philippi Nerii; Congregação do Oratório; Oratorianos; Confederação do Oratório de São Filipe Néri.
COSJ: Congregatio Oblatorum Sancti Joseph (Asti); Congregação dos Oblatos de São José de Asti.
CP: Congregatio Passionis Iesu Christi; Congregatio Clericorum excalceatorum Sanctissimae Crucis et Passionis Domini Nostri Iesu Christi; Passionistae; Congregação da Santíssima Cruz e Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo; Passionistas; Clérigos Descalços da Santíssima Cruz e Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo; Congregação da Paixão de Jesus Cristo.
CPO: Congregatio Piorum Operariorum; Calasanctini; COP; CP Op.; SPO; Congregação dos Operários Pios; Calasantinos.
CPPS: Congregatio Missionariorum Pretiosissimi Sanguinis; Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue.
CPPS: Congregatio Presbyterorum a Pretiosissimo Sanguine; CMPS; PPS; MPPS; Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue; Missionários do Preciosíssimo Sangue.
CPSB: Congregatio Presbyterorum Sancti Basilii de Toronto; Congregação dos Padres de São Basílio de Toronto.
CR: Ordo Clericorum Regularium; Theatinorum; Ordem dos Clérigos Regulares; Clérigos Regulares de São Caetano de Thiene; Teatinos.
CR: Congregatio a Resurrectione Domini Nostri Iesu Christi; Resurrectionistae; Congregação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo; Ressurreicionistas.
CRL: Congregatio Sanctissimi Salvatoris Cannonicorum Regularis Lateranensis; Cônegos Regulares Lateranenses; Ordem dos Cônegos Lateranenses.
CRSA: Ordo Canonicorum Regularium Sancti Augustini; Sacer et Apostolicus Ordo Canonicorum Regularium Sancti Augustini; Confederação dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho.
CRSP: Congregatio Clericorum Regularium Sancti Pauli Decollati; Barnabitae;Barnabitarum; Paulani; Barn; CBarn; Obarn; Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo; Barnabitas.
CS: Congregatio Scalabriniana; Congregação dos Missionários de São Carlos Borromeu; Scalabrinianos.
CSS: Congregatio Presbyterorum a Sanctissimis Stigmatibus; CSS; Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo; Estigmatinos.
CSSP: Congregatio Sancti Spiritus sub tutela Immaculati Cordis Beatissimae Virginis Mariae; Congregação do Espírito Santo; Missionários do Espírito Santo; Espiritanos.
CSsR: Congregatio Sanctissimi Redemptoris; Redemptoristae; CSsR; Congregação do Santíssimo Redentor; Redentoristas.
CVS: Sodalitas Clericorum Parochialium; Congregatio Clericorum Parochialium; Catechistarum S. Viatoris; Sodalício dos Clérigos Paroquiais; Clérigos Paroquiais; Clérigos de São Viator; Catequistas de São Viator.
DC: Congregatio Patrum Doctrinae Christianae; Congregação dos Padres da Doutrina Cristã; Doutrinários.
FDP: Fratrum Opus Divinae Providentiae; Parvum opus Divinae Providentiae; Congregação da Pequena Obra da Divina Providência; Filhos da Divina Providência; Pequena Obra da Providência Divina; Orionitas.
FMS: Institutum Fratrum Maristarum a Scholis; Institutum Parvulorum Fratrum Mariae (PFM); Fratrum Maristarum Scholarum; Instituto dos Irmãos Maristas das Escolas; Irmãos Maristas; Irmãozinhos de Maria; Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria; Maristas.
IMC: Institutum Missionum a Consolata (Turim); Instituto da Consolata para as Missões Estrangeiras; Instituto das Missões da Consolata de Turim; Padres da Consolata.
MCCJ: Missionarii Comboniani Cordis Iesu; MCCI; Congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus; Combonianos.
MS: Missionarii Dominae Nostrae a La Salette; Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette.
MSC: Missionarii Sacratissimi Cordis Iesu; Sociedade dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus.
MSF: Congregatio Missionariorum a Sancta Família; Congregação dos Missionários da Sagrada Família.
OAD: Ordo Fratrum Eremitarum Discalceatorum Sancti Augustini; OSAD; OEDSA; Ordem dos Agostinianos Descalços; Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho.
OAR: Ordo Augustinianorum Recollectorum; Ordo Recollectorum S. Augustini; ORSA; Ordem dos Agostinianos Recoletos; Agostinianos; Recoletos de Santo Agostinho.
O.Carm: Ordo Fratrum Beatissimae Mariae Virginis de Monte Carmelo; Ordo Fratrum Carmelitarum Antiquae Observantiae; Calceatorum; CC; Carm. C.; OC; OCAO; OCC; Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo; Ordem dos Carmelitas; Carmelitas Calçados; Carmelitas da Antiga Observância.
OCD: Ordo Fratrum Discalceatorum Beatissimae Mariae Virginis de Monte Carmelo; Ordo Fratrum Carmelitarum Discalceatorum; CD; Carm. D.; O. Carm. Disc; Ordem dos Irmãos Descalços da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo; Ordem dos Carmelitas Descalços; Carmelitas Descalços.
O. Cart.: Ordo Cartusiensis; Ordo Cartusianus; Carth.; Ord. Cart.; Cart. (francês: Chartreux, chartreuse); Ordem Cartusiana; Ordem da Cartuxa; Religiosos da Cartuxa; Cartusianos; Cartuxos; Monges e Monjas Cartuxos.
O. Cist: Ordo Cisterciensis; Ordem de Cister; Ordem Cisterciense; Cistercienses.
OCSO: Ordo Cisterciensis Strictioris Observantiae; Ordem Cisterciense da Estrita Observância; Trapistas.
OdasM: Ordo Beatae Mariae Virginis de Mercede Redemptionis Captivorum; Mercedarii; Merc.; OBMV; O. de M; Ordem de Nossa Senhora das Mercês; Mercedários.
OFM: Ordo Fratrum Minorum; Ordem dos Frades Menores; Franciscanos.
OFM Cap: Ordo Fratrum Minorum Capuccinorum; Ordem dos Frades Menores Capuchinhos; Capuchinhos.
OFM Conv: Ordo Fratrum Minorum Conventualium; Ordem dos Frades Menores Conventuais; Conventuais.
OLM: Ordo Libanensis Maronitarum; Ordem Libanesa Maronita; Baladitas.
OM: Ordo Minimorum; Paulani; O. Minim; Ordem dos Mínimos de São Francisco de Paula; Ordem dos Mínimos; Paulanos, Mínimos.
O. Min.: Ordo Minimorum S. Francisci Assisisensis; FM; OM; Ordem dos Menores de São Francisco de Assis.
OMM: Ordo Maronita Beatae Mariae Virginis; Ar-Rouhbanyat Al-Marounyat Liltoubawyat Mariam Al-Azra; Ordem Maronita da Bem Aventurada Virgem Maria.
OP: Ordo Praedicatorum; Ordo Fratrum Praedicatorum; Dominicani; O. Pr; Ordem dos Pregadores; Dominicanos.
O. Praem: Candidus et Canonicus Ordo Praemonstratensis; Ordo Praemonstratensis; CRP; Com. R. P.; Pr ; Ordem Premonstratense; Premonstratenses; Frades Regulares de Prémontré; Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses; Norbetinos; Cônegos Brancos.
OSB: Ordo Sancti Benedicti; Ordem de São Bento; Beneditinos.
OSBM: Ordo Sancti Basilii Magni; Ordo Basilianus Sancti Iosaphat; Bas.; O. Bas.; O. S. Bas; Ordem de São Basílio Magno; Ordem Basiliana de São Josafat.
OSC: Canonici Regulares Ordinis S. Crucis; Ordem da Santa Cruz; Padres Crúzios; Cônegos Regulares da Ordem da Santa Cruz; Padres e Irmãos Crúzios; Crúzios.
OSJ: Congregatio Oblatorum Sancti Ioseph, Astae Pompejae; Congregação dos Oblatos de São José; Josefinos de Asti.
OSM: Ordo Servorum Mariae; Servitae; OSBMV; O. Serv; Ordem dos Servos de Maria; Servitas.
PIME: Pontificium Institutum pro Missionibus Exteris; Pontificium Institutum Mediolanense pro Missionibus Exteris; Pontifício Instituto das Missões; Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras; Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras de Milão; Instituto Pontifício dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e dos Santos Ambrósio e Carlos para as Missões Estrangeiras; PIME.
PSDP: Congregatio Pauperum Servorum Divinae Providentiae; Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência; Calabrianos.
PSP: Missionalis Societas Sancti Pauli; MSSP; Sociedade dos Missionários de São Paulo
SAC: Societas Apostolatus Catholic; Pallottini; Sociedade do Apostolado Católico; Palotinos (destaque nosso).
SCJ: Congregatio Sacerdotum a Sacro Corde Iesu; CCJ; SCI; Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus; Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus; Dehonianos.
SCJ: Congregatio Sacratissimi Cordis Iesu; Congrégation du Sacré-Coeur; Pères de Timon David; Congregação do Sagrado Coração; Padres de Timon David.
SDB: Societas Sancti Francisci Salesii; Sociedade de São Francisco de Sales; Salesianos de Dom Bosco; Sociedade Salesiana; Salesianos.
SdC: Congregazione dei Servi della Carità (italiano); Servos da Caridade; Obra de Dom Guanella.
SDN: Congregatio Sacerdotum B. M. V. SSmi. Sacramenti; Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento; Instituto dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora; Instituto dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento; Sacramentinos de Nossa Senhora.
SDS: Societas Divini Salvatoris; Salvatoriani; Sociedade do Divino Salvador; Salvatorianos.
SJ: Societas Iesu; Jesuitae; Companhia de Jesus; Jesuítas.
SSCC: Congregatio Sacrorum Cordium Iesu et Mariae necnon Adorationis Perpetuae Ss. Sacramenti Altari; Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria e da Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento; Congregação dos Sagrados Corações; Congregação de Picpus; Padres de Picpus.
SSS: Congregatio Ssmi Sacramenti; Congregatio Presbyterorum a Ssmo. Sacramento; Congregação do Santíssimo Sacramento; Sacramentinos.
SVD: Societas Verbi Divini; Congregação do Verbo Divino; Missionários do Verbo Divino Verbitas.
TOR: Tertius Ordo Regularis Sancti Francisci; Tertius Ordo Regularis Sancti Francisci Assisiensis; Terceira Ordem Regular de São Francisco ("http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordens_e_congrega%C3%A7%C3%B5es_religiosas_cat%C3%B3licas).

Nota importante:

A igreja católica precisa do padre e dos demais religiosos para a realização de suas liturgias e cuidados especiais com a fé de seus adeptos. Desta forma, a Igreja, como instituição milenar, esta sobrevive de contribuições, de orações e de participações de seus obreiros. Resta-nos refletir sobre os cuidados especiais com as famílias católicas, com os sacramentos que as alimentam e repensar o quanto cada cristão pode e deve contribuir para a formação de seus religiosos e religiosas. De minha parte, faço um forte lembrete: em cada hora que o cristão católico ouvir o sino tocar, concentre-se em Deus e reze pelo menos uma Ave Maria para as vocações sacerdotais e religiosas. Deus ouvirá e proverá! (Nota do autor).

Um comentário:

luis carlos disse...

Boa noite,
conclui os todos o estudos para ser sacerdote, no entanto, não cheguei a ser ordenado. O senhor sabe de alguma congregação religiosa que aceita egressos com estudo e etapa
concluídas.
Obrigado