terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dia do servidor público (28 de outubro)

"O Estado deve existir para a sociedade e não a sociedade para o Estado.Se esta ordem se inverte, está-se diante do Estado totalitário."

Dema

A designação “servidor público”, substituindo o desgastado binômio “funcionário público”, traz em si, subjacente, a expressão da essência funcional desse operário da sociedade.

O servidor público, diversamente da pejorativa e ofensiva conotação incrustada na figura do funcionário público, longe de regalias e privilégios, é aquela pessoa que se preparou, submeteu-se a prova e se decidiu por colocar-se a serviço da sociedade, exercendo função a que o Estado se obriga, enquanto instituição responsável pela manutenção da ordem, da justiça e do bem-estar social. Eis, assim, que a função de cada um deve integrar-se ao conjunto das atividades planejadas e a serem executadas pelo Estado, impondo-se com estas se harmonizar. Dessarte, não se pode compreender o trabalho isolado deste ou daquele servidor.

O fim último há de ser a busca do bem comum. Sob tal ótica, cumpre-lhe zelar, primeiro como cidadão e, em seguida, como operário da sociedade, pelo regular exercício das funções estatais, de modo a aplaudi-las, quando bem executadas, e a denunciá-las, quando de algum viés ocorrente.

A natureza da função é a de servir a todos e não de self-service.

Por mais que a  sociedade, às vezes, desconheça ou não entenda o papel do servidor público, quando bem exercido, este engaja-se na própria vocação humana, que é servir. A realização humana não se processa com o servir-se a si mesmo, mas com o servir a outrem. Jesus Cristo já dizia: não vim para ser servido, mas para servir. Quem quiser ser o maior, comece a servir.
Quando não se tem um patrão bem definido e presente, ou se a rotina induz ao desincentivo, é possível que a natureza de servidor se desfigure e se aproxime da de simples funcionário público.
Em ocasiões tais, há que se ouvir o toque da sineta de alerta e realimentar a responsabilidade do servir.
Preste-se este dia para reflexão, para a confraternização e para a revalidação da escolha que um dia fizemos.

Parabéns a todos os servidores.

Nenhum comentário: