sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Afonso Cavalcanti - o poligraduado

Recebi e-mail de Jandaia noticiando-me sua 4ª graduação no Ensino Superior, agora em História. Não bastassem as outras, é Mestre, Doutor e "n" vezes pós-graduado. Sua colação ocorreu em 10/09/11, tendo sido o oradador da turma, ocasião em que proferiu o discurso a seguir.

Parabéns, Senhor Mestre e Doutor.

Eis sua fala:

CULTURA, SOCIALIZAÇÃO E MODIFICABILIDADE: FORMATURA EM HISTÓRIA  *Afonso de Sousa Cavalcanti  - afonsoc3@hotmail.com

Primeiramente a saudação a todos os convidados e que estarão compondo a mesa de formatura....Estimada Professora Ana Tereza Fraga, nossa ilustre tutora, orientadora e amiga...Queridos formandos em História pela UNIASSELVI... 
Nossa permanência no Curso de História nos proporcionou mudanças profundas em nossos seres. Aqui chegamos na condição de acadêmicos para galgar pouco a pouco os degraus dos saberes e atingir a meta de detentores do Diploma de graduação em História. O MEC informa que menos de 12% dos brasileiros conseguem atingir a possibilidade de conclusão de um curso superior. Hoje estamos ultrapassando esta barreira.A socialização deste curso nos submeteu a um processo através do qual, ao longo de três anos,  aprendemos e interiorizamos os elementos socioculturais oferecidos por intermédio da base da matriz curricular do Curso de História, sob a administração da UNIASSELVI e com a ajuda impar da Professora Ana Tereza Fraga. Os meios a que fomos submetidos, via conteúdos e estratégias de ensino do EAD, nos proporcionaram modificações profundas na estrutura de nossa personalidade. Antes éramos simples acadêmicos, hoje somos graduados em História, dotados de direitos e obrigações para ensinar. Fomos influenciados por experiências e agentes sociais significativos e nos adaptamos ao ambiente social qualificado por conhecimentos da historiografia.
Este processo foi alcançado por nós na organização do Curso de História através de três classes significativas de objetivos. Nesta grande organização chamada UNIASSELVI e sob o comando da nossa competente tutora, Professora Ana Tereza Fraga, modificamos nossas fragilidades individuais e buscamos alguns objetivos, tais como: aprender a aprender, gostar de conhecer, conviver em grupo e agora ser graduados para garantir o direito de sermos professores.
A análise sociológica nos leva a entender que, nesta organização chamada Curso de História, os indivíduos procuram pelo poder, pelo status, por ascensão na escala hierárquica. Os objetivos podem ser vistos quando executamos as tarefas interessantes (participamos das aulas, fizemos discussões em grupo, realizamos as avaliações diversas e caminhamos para o desenvolvimento e sucesso profissionais). Para tanto, os três objetivos ou variáveis sociais são vistos e explicados nos termos TECNOLOGIA, PRECEITOS E SENTIMENTOS. Por Tecnologia, entende-se o saber fazer, como fazer, como adquirir a teoria e a prática necessárias para executar com perfeição as tarefas almejadas, tais como: ser professor e também pesquisador. Por Preceitos, conferem-se as leis, as normas, as regras, os regulamentos, os mandamentos, todo e qualquer ordenamento que recai sobre o sujeito agente, orientando-o, no sentido correto, para que o executor de tarefas alcance êxito pleno. Os Sentimentos compreendem o fechamento dos objetivos, Se houver o alcance pleno da tecnologia, acompanhado da concepção correta dos preceitos, dificilmente os sentimentos poderão falhar. Por sentimentos positivos, pode-se afirmar filosoficamente que estes se fundamentam no bom uso das três faculdades individuais: a racionalidade, a sensibilidade e a intuição.
Durante estes anos de frequência no Curso de História vivemos os três momentos da dialética: o positivo, o negativo e a unidade. O positivo sempre esteve demonstrando os bons resultados, como o direito de ingresso no curso (via vestibular ou através de comprovação de documentos que conferiam participação anterior em curso superior), como a permanência com resultados satisfatório nas obtenções de notas e de frequência satisfatórias e mais, nas boas possibilidades de poder pagar as mensalidades. O negativo nos rondou em todo o tempo, nas condições que nos causaram alguns sofrimentos, cansaços e desgastes. Estes podem ser vistos nos sacrifícios das viagens de nossas casas até o local do curso, nas economias feitas para honrar com as obrigações financeiras da Uniasselvi, nos medos de ter que enfrentar notas baixas e até mesmo ter que fazer novamente as disciplinas. A unidade apresenta o positivo e o negativo ao mesmo tempo. Como positivo do momento da unidade fica o gosto, o prazer e a satisfação de obter um diploma de licenciado em História e de ora em diante conquistar uma vaga de professor no Ensino Fundamental e Médio e ainda abrir novas portas para a pós-graduação. Como negativo da unidade, podemos perceber que, de ora em diante, seremos responsabilizados pela condição de poder ensinar, de poder abrir as mentes de nossos aprendizes para que sejam sujeitos críticos do sistema e o mais grave deste negativo é o de saber que o professor não é um profissional valorizado como deveria ser.
Querida Professora Ana e queridos colegas de turma, Ivaiporã, o Paraná e o Brasil nos acolhem porque conseguimos vencer. Os brasileiros e principalmente os paranaenses poderão contar conosco, pois agora somos mais em tecnologia, em preceitos e sentimentos. Nós amamos o Brasil. Viva a História! Sejamos felizes!
Muito obrigado!
Afonso de Sousa Cavalcanti.

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